Vidro eletrico não sobe, como resolver?

O conforto de ter um carro com vidro elétrico permite que todos os passageiros de um veículo levantem e abaixem suas janelas de acordo com sua necessidade, sem o uso de manivelas de acionamento.

Geralmente, os carros completos hoje em dia possuem janelas com vidros elétricos que permitem que os ocupantes abaixem e levantem os vidros usando interruptor, com o tempo esses interruptores podem ficar desgastados, fazendo necessário uma manutenção ou até mesmo uma substituição das peças. Ainda que tudo esteja certo com suas janelas, você deve fazer inspeções periódicas sabendo o que verificar para evitar futuros problemas.

O que pode ter causado o emperramento do vidro elétrico?

Diversos fatores podem ocasionar o emperramento do vidro elétrico, existem algumas formas de identificar onde está o problema, vamos analisar algumas situações para resolvê-la.

A primeira coisa para identificar o problema é fazer a seguinte pergunta:

Apenas uma janela apresenta defeito ou todas não funcionam?

Se todas as janelas não se movem, a primeira coisa que deve ser observada é o fusível. O fusível é projetado para ser capaz de abrir as quatros janelas juntas, visto que os reguladores de janelas são dispositivos de alta corrente, a chave deve ser girada na ignição para posição de partida sem que seja iniciado o carro.

Você identificará que o fusível está queimado se, ao pressionar o botão da janela não acontecer absolutamente nada: o motor não faz barulho e o vidro não se move.

Como saber se o fusível está bom?

Se fusível estiver bom, você conseguirá ouvir o motor, ou o vidro age como se quisesse se mover, nesse caso o problema encontrado não é no fusível e sim mecânico.

Mas voltando aos fusíveis, ao verificá-los, deve-se observar a caixa de fusíveis se está rotulada ou não. Caso não esteja rotulada, consulte o manual do proprietário para ver qual fusível é usado para abrir os vidros elétricos.

Como saber se o fusível está ruim?

Não arranque os fusíveis procurando um defeituoso, pois ao fazer isso você pode interromper a energia para central de injeção, causando problemas mais sérios para veículos, ou outros problemas com componentes eletrônicos.

Se estiver tudo OK com fusível, mas ainda assim o vidro não se move, verifique novamente se quem não se move são todas as janelas ou apenas uma. Sendo somente uma a opção de pesquisar dentro da porta, sendo todas as quatro, talvez seja algo mais simples que você pode solucionar olhando por baixo do painel do veículo.

Sendo assim você reduziu a falha a um problema elétrico que não é tão simples quanto um fusível queimado, nesse caso você precisa pesquisar pelo esquema do sistema elétrico do carro e utilizar um multímetro ou luz de teste de 12 volts.

Como identificar o problema no vidro elétrico?

Tudo que preciso agora é começar pelo painel de fusíveis identificando a fiação que vai para o interruptor, e de lá seguir até o motor do vidro elétrico, testando ao longo do caminho para 12 volts. Se houver algum problema, certamente você encontrará um conector solto ou condutor corroído que causa a interrupção da tensão para o motor.

Ainda o próprio interruptor pode estar com defeito, no caso de um interruptor da porta do motorista não conseguir abrir a porta traseira direita, mas o interruptor da porta propriamente dita assim eu fizer, deve ser identificado interruptor ruim na porta do condutor ou ainda uma falha na fiação entre a porta do motorista e porta direita.

Tem como subir e baixar o vidro elétrico manualmente?

Para abaixar ou levantar o vidro elétrico de forma manual, é necessário que a porta do carro esteja aberta e estável, siga o passo a passo abaixo e peça ajuda de mais uma pessoa para realizar este procedimento, pois é necessário que a porta fique fixa para não ocorrer um acidente.

  1. Pressione a trava externa da porta contra o seu corpo.
  2. Segure o vidro com as palmas das mãos, uma na parte no interior do veículo e outra no exterior.
  3. Pressionando firmemente, controle a força para evitar danos ao vidro, espalme para baixo ou para cima conforme desejar.
  4. Se estiver baixando vidro, sempre deixa uma pequena parte exposta para conseguir levantar o vidro de novo.

Caso o vidro tenha travado dentro da porta e não há nenhuma parte exposta para puxá-lo, levanta-lo manualmente pode dar um pouco mais de trabalho.

Haverá necessidade de remover o painel da porta do veículo, esse geralmente é fixado por pressão, então é só puxar em alguns pontos específicos, alguns vídeos e manuais de serviço deve te ajudar como fazer isso no seu modelo de Veículo.

Veja o vídeo de como remover o painel da porta do veículo:

 

Os vidros também devem ser lubrificados, a manutenção da lubrificação dos vidros deve ser feita com produtos apropriados para tal.

O produto usado para lubrificar a canela e os motores é a graxa branca e o lubrificante em spray. O painel da porta deve ser removido e passar um jato de ar no interior para remover partículas de poeira, sendo assim aplique a graxa silicone em spray, como encontrado nas instruções do manual de serviço de seu veículo.

Tenha muito cuidado para quê esses produtos não peguem e componentes elétricos dos vidros, não é aconselhado aplicar grafite nos vidros elétricos, pois ele pode se tornar abrasivo e causar dano aos motores e componentes elétricos do vidro.

Quanto custa consertar o vidro elétrico em um mecânico?

Levar a um especialista nem sempre pode sair caro, vai depender muito do serviço que será feito, um concerto simples custa entre R$110 e R$240. Agora se houver necessidade da troca dos motores ou de componente que aciona o vidro elétrico, os custos aumentam podendo chegar até R$550.

Como estender a vida do seu vidro elétrico?

Não continue pressionando o interruptor quando o vidro estiver já totalmente para cima ou para baixo. O botão deve ser soltado imediatamente após alcançado o objetivo, pois mantê-lo pressionado pode colocar uma tensão muito grande sobre o motor e os componentes do regulador.

Produtos de cuidado para borracha ou spray de silicone evita que os selos de borracha dos vidros enrijeçam-se e sequem. Isso fará com que a janela vai para cima e para baixo livremente.

Fazendo todos esses testes de verificações acima e concluindo que precisa para substituir o seu regulador de janela o motor, existem várias guias que te ensinam a fazer no sozinho caso não queira gastar com mão de obra, lembre-se sempre de procurar um vídeo ou manual de serviços do seu modelo específico do veículo.

Deixe um comentário