Vazamento de combustível: Como identificar e resolver rapidamente!

Muitos motoristas já passaram por esse problema, seja vazamento de combustível ou de algum outro fluído, problema este que causa preocupação por diversos motivos.

A possibilidade de deixar o proprietário a pé ou causar algum prejuízo é a primeira coisa que se pensa quando há vazamento de combustível, mas despreza-se que situações como esta também coloca em risco a segurança do veículo.

Neste artigo iremos te mostrar as causas, como identificar o vazamento, a melhor forma de identificar em qual parte do carro, quais componentes podem ser danificados, tudo isso para que haja mais segurança em suas viagens.

O que pode causar vazamento de combustível?

Com passar do tempo as peças do seu carro vão sofrendo desgaste, o que é normal, por isso devemos ficar atentos mais especificamente nas seguintes peças:

  • Temos o péssimo costume de não ler o manual do veículo, o qual está escrito o prazo de troca de diversas peças, dentre estas pode-se observar o filtro de combustível. No manual geralmente explica como esta deve estar conectada ou que defeitos pode apresentar. O recomendável é respeitar o tempo de validade dessa peça. Para maior durabilidade do filtro também indica-se que faça uso de combustível de qualidade.
  • As mangueiras, por serem de borracha, vão sofrendo ressecamento que podem causar rachaduras ou rupturas, causando a rápida perda de combustível.
  • Verificar os retentores de bico injetor, que podem apresentar falha deixando com que a válvula permita o escape do combustível.

Como identificar onde está o vazamento?

Responder essa pergunta depende de algumas variáveis: se seu carro é novo ou antigo, se tem computador de bordo ou não tem nenhuma parte eletrônica, dentre outras.

Com computador de bordo, alguns carros hoje em dia podem fornecer informação de problemas mecânicos diretamente em seu smartphone, incluindo vazamento de combustível.

Mas caso seu veículo não seja tão moderno recomenda-se que para identificar este grave problema, ao sair com o veículo devemos verificar o local onde estava estacionado, tendo atenção em qualquer marca de líquido na vaga anteriormente ocupada.

Pode parecer um pouco de paranoia, mas isso evitará que haja um desperdício de combustível maior.

E por fim, não menos importante, verifique o consumo de combustível de seu carro, um consumo acima do normal que está habituado em seu carro, pode indicar algum vazamento diretamente ligado ao tanque ou mangueiras de combustível.

Cheiro de combustível dentro do carro pode ser vazamento?

Sentir cheiro de combustível não é normal na maioria das vezes, recomenda-se verificar todo o sistema de combustível ao perceber o odor dos inflamáveis, um mecânico com a devida experiência saberá identificar de onde e por que está sentindo o cheiro.

Cheiro de combustível sentido do interior do veículo pode indicar vazamento no tanque, nos dutos ou mangueiras que servem para conduzir para dentro ou para fora da alimentação do propulsor.

Ainda que o carro conte com sistemas de conduítes mais modernos fabricados em plástico, estes sofrem ressecamento com o tempo ou podem ser encaixados de maneira incorreta. Sendo assim ocorre vazamento de gasolina no encaixe de acesso de combustível em direção aos injetores ou carburador, da mesma forma no condutor de retorno ao tanque, caso o carro seja de injeção eletrônica.

O que fazer em caso de vazamento de combustível?

Caso tenha identificado o local de acordo com o indicado no texto acima, tente conter o vazamento com seus próprios meios da forma como puder, até mesmo de maneira improvisada para conseguir chegar até um mecânico, pois o problema é grave.

Caso não consiga identificar mesmo com as dicas acima, avalie se a distância em que se encontra do mecânico mais próximo é possibilitada de percorrer com combustível restante, caso não, tente um mecânico que atende 24 horas em local.

Bom senso é o mais necessário para um momento como esse, o risco de perder a vida ou o veículo por conta de um incêndio que poderia ser evitado não vale a pena correr.

Como resolver o vazamento de combustível

Como dissemos anteriormente o mecânico é a melhor opção, mas existe situações que podem dispensar o mecânico, claro que o objetivo desse texto não é induzir ao amadorismo nem o improvisionismo, mas ajudar em soluções rápidas.

Ter disponível no carro uma massa epóxi para improvisações até a resolução completa efetuada pelo mecânico é uma boa saída para vazamentos menos graves. Ajustar bem todos os condutores de combustível tanto de saída quanto de entrada, pode resolver o problema por completo sem necessidade de mecânico.

Deixe um comentário