Pane seca: Quais as causas, o que fazer e como evita-la?

Seu carro deu pane seca? em tempos de alta dos preços dos combustíveis este é um problema que pode acontecer com maior frequência pelas ruas.

Aqui vão algumas dicas de como ocorre, quais os motivos e como evitar a pane seca no seu dia a dia,  um problema que não parece grave, mas que pode ser bem perigoso para o seu bolso e principalmente: para a sua vida.

Nosso objetivo é fazer com que você evite maiores constrangimentos e prejuízos, de modo que o seu dia permaneça dinâmico e sem alterações.

O que é e quais as causas da Pane Seca?

A pane seca pode ocorrer pelo bloqueio de combustível, contaminação por água, mau funcionamento do combustível, vazamentos, falta de abastecimento, esta última muito ocorrida nos últimos tempos.

O bloqueio de combustível pode ser por alguma obstrução na mangueira de gasolina ou de álcool por exemplo, que impeça o fluxo de combustível para alimentar o motor.

Já a contaminação por água pode ocorrer em situações que a pessoa abasteça em postos de gasolina suspeitos, que façam a adulteração do combustível, prejudicando assim o bom funcionamento do motor.

Os vazamentos podem ocorrer por sabotamento ou desgaste mecânico, sendo necessário verificar a origem de onde se perde o combustível.

A falta de abastecimento é a mais ocorrida pois o preço dos combustíveis estão altíssimos, mas nem por isso deve ser aconselhado andar com seu veículo na reserva.

A consequência de sofrer uma pane seca por falta de abastecimento pode sair bem cara.

Posso ser multado?

Por si só o problema da pane seca não é considerado uma infração. O condutor só é penalizado se por consequência da pane, ocorra a insegurança do trânsito ou os veículos são interrompidos em seu fluxo na via, como diz o Artigo 180 do Código Brasileiro de Trânsito:

A falta de combustível no veículo (conhecida como pane seca) é considerada infração de trânsito por conta da obrigação legal do condutor em verificar se existe ou não combustível suficiente para chegar ao local de destino, antes de colocar o veículo em circulação (artigo 27 do CTB); ou seja, trata-se de um infortúnio que pode ser evitado, se houver o controle antecipado do condutor do veículo, diferentemente de uma pane elétrica ou mecânica; portanto, há a necessidade de que o agente de trânsito, ao autuar este tipo de infração, constate que o problema ocorrido foi, efetivamente, a falta de combustível (o que ocorre, no mais das vezes, quando o condutor é surpreendido fazendo o abastecimento emergencial).

Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.
Competência Municipal
Multa (R$ 130,16 e 4 pontos)
Código de enquadramento: 537-10.
Normas gerais: art. 27 e art. 46.

A Pane seca pode causar problemas mecânicos?

Sim, ao abastecer logo após uma pane seca, corra para a oficina mais próxima. A bomba de combustível pode ter avariada ao ser acionada sem combustível.

A bomba de combustível funciona imersa no combustível para que seja resfriada, quando o combustível acaba, automaticamente sua temperatura pode subir fazendo com que a queime.

Outro problema mecânico que pode ocorrer é no sistema de injeção, que é prejudicado pelas impurezas que estão no fundo do tanque de combustível, passando pelo bico injetor.

Como evitar a Pane Seca?

Parece meio óbvio, mas se fosse eu diria para você apenas abastecer! Mas existem atitudes que podem reduzir as chances de você ficar a pé na estrada.

  • Combustíveis adulterados: Parece difícil identificar postos de combustíveis suspeitos, se previna exigindo nota fiscal e suspeitando de promoções vantajosas;
  • Não deixe seu veículo na reserva: Abasteça sempre 1/4 da capacidade do seu tanque;
  • Não deixe combustível em excesso no veículo sem uso durante mais de três meses, quando o combustível seca danifica os componentes;
  • Coloque na sua rotina a checagem de combustível antes de sair com o carro.

O que fazer se o meu carro der Pane Seca?

Vá para um local seguro, que seja afastado da via e dos carros, tenha sempre os contatos de mecânicos da sua confiança,  seguro do carro, SAC do fabricante, os quais pode se solicitar um reboque ou buscar uma empresa de guincho de confiança.

Ainda que todas essas dicas possam te ajudar numa eventual pane seca, o melhor é evitá-la.

Menos dias perdidos, menos estresse sofridos, menos multas aplicadas, mais dinheiro no bolso, evitando pane seca você aumenta a durabilidade dos componentes do seu veículo, trazendo conforto e longevidade ao seu carro.

Afinal você não quer correr risco na estrada, seja ele por assalto, seja ele por acidente, seja ele por uma multa., não é mesmo?

Tenha em mente que isso pode atrasar não somente o seu trabalho durante a semana mas a sua diversão quando chega o “sextou” e o carro ainda está no mecânico. Triste né? Então deixe o carro bem abastecido que a sexta a noite estará garantida.

Deixe um comentário