Como parcelar IPVA atrasado? Veja como renegociar pela internet!

O IPVA é um dos impostos mais importantes do seu veículo, nos últimos anos com a subida nos preços de veículos automotores, automaticamente ocorreu uma alta também no IPVA. Com isso, algum motivo pode ter levado você a atrasar o pagamento da taxa do IPVA do seu veículo, mas isso não é motivo para desespero!

É verdade que temos muitas dívidas para quitar todos os meses, uma conta a mais acaba pesando na hora de pagar e o bolso sofre, não é mesmo?

A gente planeja os gastos das nossa rotina de todos os meses, mas o pagamento do IPVA com certeza desestabiliza qualquer orçamento.

Por este motivo as pessoas não têm a possibilidade de quitar a taxa de imposto do veículo no tempo correto e acabam atrasando o pagamento do IPVA.
Se isso está acontecendo com você, tenha ciência que existe a possibilidade do parcelamento do IPVA de 2021 e também os atrasados de outros anos. Isso é uma ótima alternativa para facilitar a regularização do seu débito.

O que é IPVA? Preciso pagar?

Primeiramente vamos definir o que é IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores): esse é o imposto que consiste na cobrança em cima dos valores de propriedade de veículos, ou seja, se você tem um carro precisar pagá-lo.

Vale deixar claro que esse imposto é estadual, e isso significa que apenas os estados e o distrito federal têm autorização para aplicá-lo em seu território. Por não ser um imposto nacional, haverá diferenciação nas alíquotas e também nos preços. O IPVA de um Onix em São Paulo com certeza é diferente do IPVA de um mesmo modelo no Rio de Janeiro por exemplo.

O pagamento desse imposto deve ser realizado anualmente, sempre no início do ano, por cada proprietário de qualquer veículo automotor ao qual seja exigido emplacamento. arrecadação é feita da seguinte forma 50% do valor pago de imposto vai para o estado e outros 50% para o município onde a placa em questão foi colocada.

Como parcelar o IPVA Atrasado

Quem está com o IPVA atrasado e deseja fazer o parcelamento, é necessário identificar as dívidas. Para parcelar o IPVA, qualquer pessoa física poderá efetuar o pagamento, mesmo que não seja o proprietário do veículo.

Uma simples consulta dos débitos basta efetuada pelo site da Procuradoria Geral do Estado, juntamente com o número de identificação do veículo, concluindo a parcela por meio do portal de dívida ativa.

Escolha a quantidade de parcelas e emita os boletos feitos pelo próprio site, logo após poderá efetuar o pagamento em uma lotérica ou agência bancária, por meio do código de barras presente na folha.

Após realizar essa verificação, o contribuinte poderá optar por dois caminhos: realizar o parcelamento do IPVA ou a fazer o pagamento na totalidade. Esta última opção pode ser feita por meio de um boleto bancário.

Na hora de escolher como pagar, existirá uma opção de “Parcelamento”. Basta clicar em cima do botão para escolher a melhor opção, lembrando que parcelamento do IPVA pode ser feito em até 10 vezes.

Caso haja mais dúvidas existe a possibilidade conferir os manuais de IPVA e parcelamento e acessar um canal de atendimento no site da dívida ativa.

 

Deixe um comentário