Como fazer limpeza de bico injetor?

Seja entre motoristas, mecânicos e fabricantes, fazer limpeza de bico injetor causa polêmica entre essas pessoas. Pois não há um consenso sobre a “limpeza” desta peça. Mas, por que há polêmica? Simples: bicos injetores são autolimpantes. Então, por que há tanta discussão quanto ao assunto? Outro motivo simples: o combustível.

Caso a gasolina ou álcool sejam adulterados, é justamente o combustível que leva a sujeira ao bico injetor, sendo os causadores do entupimento. Nesse caso, é necessário que seja feito uma “limpeza”. Mas se o combustível sempre for de boa procedência, ele mesmo faz a limpeza dos bicos. Antes de tudo, entenda o que é o bico injetor e qual o seu desempenho no sistema de injeção eletrônica.

O que é o bico injetor?

Essa peça faz parte do sistema de injeção eletrônica, ele também é conhecido por válvula injetora ou apenas por injetor tecnicamente consiste numa válvula eletromagnética que é operada por uma bobina longa.

Quando o bico injetor tensionado, ocasiona uma corrente provocada no campo magnético da bobina e esta gera uma força eletromagnética. Essa força é a responsável por atrair um componente do bico injetor, ou seja trabalha como um imã, o que fecha o circuito elétrico e abre o sistema hidráulico para passagem do combustível.

Sujeira no bico injetor

O acúmulo de sujeiras no bico injetor, por combustíveis adulterados, pode provocar falhas no motor. Alguns carros mais tecnológicos, ao detectar algo fora do normal, faz com que a injeção eletrônica corte o funcionamento desse componente suspeito, mas isso não garante que o problema esteja resolvido.

Em situações extremas, pode ocorrer que o pistão derreta, exatamente pela falta de combustível. Podemos dizer que essa é uma medida inteligente mas extrema, para que você consiga resolver o problema quanto antes seja possível.

Então todo cuidado é pouco, você deve analisar a procedência dos combustíveis, que se estiver “batizado”, pode causa entupimento do bico injetor, assim como uso elevado do óleo, gasolina ou etanol.

Como identificar sujeira no bico injetor

Para identificar esse problema, especialistas devem fazer uma averiguação, pois estes sabem como executar os testes adequados e com as ferramentas corretas, como um scanner próprio para bico injetor.

Após passar pelo scanner, todo conjunto ser avaliado, dando bastante segurança pois todo e qualquer problema é identificado na ainda na oficina e o proprietário do veículo sai de lá com tudo resolvido.

Como limpar o bico injetor em casa

Caso você tenha que resolver sozinho, pode acontecer de você não perceber que a válvula está com defeito por exemplo. Se esse for o problema, limpar o bico injetor em casa não vai adiantar muita coisa, pois a peça tem a necessidade de ser trocada.

Mas se quiser realmente limpar em casa, após identificar qual bico está com problema, retire o bico injetor com cuidado a fim de que não quebre e nem as borrachas de vedação fiquem presas. Após a peça ser retirada, ela deve ser conectada a um transformador para que se abra para efetuar a limpeza, sem corrente elétrica o bico injetor permanece fechado.

Quando a peça tiver aberta, coloque-a num recipiente com o produto específico para limpeza de bico injetor. Deixe que o produto haja quimicamente sobre a peça colocando-a de molho. Depois é só seca-la com uma estufa e recolocá-la de volta no local.

Deixe um comentário