Carro fumaçando o que poder ser?

Qualquer pessoa que trabalha com carro ou apenas usa para se locomover, quando fica parado no congestionamento o que mais incomoda o motorista e os passageiros é a fumaça no escapamento do carro logo à frente.
Julgando pelas razões as quais ocorra, o cheiro pode ser muito forte, deixando desconfortável quem esteja por perto, o questionamento fica para quando essa fumaça está saindo do nosso próprio veículo.

Se antecipe antes de procurar um mecânico, pois é importante saber que existem diferentes tipos de fumaça que saem pelo escapamento, há diferentes origens para que esse problema ocorra, e isso também é importante saber.

Sendo assim, o importante é resolver logo essa situação desagradável, pois dependendo do caso uma multa pode ser aplicada a você.

As cores das fumaças que saem pelo escapamento podem ser branca, preta ou azulada e isso define bem o que pode estar originando tal problema.

Fumaça no escapamento

O escapamento tem uma função vital no veículo, trata-se de um sistema responsável pela exaustão do carro e tem como função diminuir os sons produzidos pelo motor sem contar que também serve para filtrar os gases poluentes emitidos pelo funcionamento do veículo.

Como dissemos anteriormente existem três tipos de fumaças emitidos pelo escapamento do seu veículo: branca, azulada e preta.

Fumaça branca indica problema no radiador

Geralmente ela pode ocorrer nos dias muito frios os quais podem se formar vapores por causa do ar que condensa nas proximidades, se não for um dia frio, é sinal de um problema mais sério.

Tal problema pode ser indício de que há líquido no radiador, essa água se acumula nessa peça quando passa pela junta do cabeçote com defeito, atingindo a câmara de combustão. Assim, a água chega no indicador final que é escapamento, em forma de fumaça.

No caso de fumaça cinza, existe a possibilidade de que ocorra mau funcionamento do motor, isso acontece porque as velas podem ser contaminadas ou ar-combustível pode se misturar. Outra forma de identificar casos do tipo é a queda do nível do reservatório do radiador.

Fumaça branca também pode ser defeito no freio

É um pouco mais raro, mas o dono do veículo deve dar a devida atenção a problemas que se relacionam com os freios.

A fumaça branca no escapamento também pode indicar queima de fluido de freio pelo motor. Se esse for o caso, o problema geralmente é encontrado por avarias no cilindro mestre.

Fumaça preta indica alto consumo de combustível

Um alerta amarelo deve ser ligado em você para caso esse tipo de fumaça começa a ocorrer no escapamento do seu veículo.

Com 100% de certeza, você está gastando mais combustível que o seu carro deveria, isso ocorre pelo excesso de combustível ou a chamada mistura rica que acaba sendo queimada.

Na maioria das vezes você poderá sentir um forte cheiro de combustível exalando por onde seu veículo passa, o mecânico precisa fazer a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica imediatamente.

Fumaça azulada: alerta máximo de perigo

Com essa você não deve brincar nem deixar para depois, quando a coloração da fumaça é azulada, na maioria das vezes é porque o seu carro está queimando óleo lubrificante, com isso, o nível de lubrificação do motor diminuirá drasticamente, fazendo com que ele acabe fundindo, popularmente conhecido como “bater o motor“.

Recomendamos que você sempre faça manutenção periódica do seu veículo, isso ajudará a prevenir qualquer situação que possa te causar prejuízo e desconforto como a fumaça no cano de escape, é claro que se chegar a esse ponto você ainda tem a chance de levar o carro a uma oficina mecânica para um profissional qualificado que vai identificar a causa da fumaça e vai indicar a troca das peças necessárias.

Não compensa economizar nessa hora, tenha como prioridade o uso de peças originais de primeira linha, exija do mecânico um produto de qualidade no seu automóvel, pois o barato sai caro.

Deixe um comentário